MGD Tecnologia
MGD Tecnologia Consultoria em Tecnologia da Informação. Cloud Computing na Amazon AWS e Digital Ocean com servidores Linux e Windows para qualquer tipo de aplicação.

Como adicionar uma área de Swap no Ubuntu 16.04

Como adicionar uma área de Swap no Ubuntu 16.04

O que é a Swap?

Swap é uma área em um disco rígido que foi designada como um local onde o sistema operacional pode armazenar temporariamente dados que não podem mais manter na RAM. Basicamente, isso lhe dá a capacidade de aumentar a quantidade de informação que seu servidor pode manter em sua “memória” em funcionamento, com algumas ressalvas. O espaço de troca no disco rígido será usado principalmente quando não houver espaço suficiente na RAM para armazenar os dados do aplicativo em uso.

As informações gravadas no disco serão significativamente mais lentas do que as informações armazenadas na RAM, mas o sistema operacional preferirá continuar executando os dados do aplicativo na memória e usar o swap para os dados mais antigos. No geral, ter um espaço de troca como retorno para quando a RAM do sistema está esgotada pode ser uma boa rede de segurança contra exceções de falta de memória em sistemas com armazenamento não-SSD disponível.

Como fazer ?

Verifique o Sistema para Trocar Informações Antes de começarmos, podemos verificar se o sistema já possui algum espaço de troca disponível. É possível ter vários arquivos de troca ou partições de troca, mas geralmente deve ser suficiente.

Podemos ver se o sistema tem algum swap configurado digitando:

1
$ sudo swapon --show

Se você não obtiver nenhuma saída, isso significa que seu sistema não possui espaço de troca disponível atualmente.

Você pode verificar se não há swap ativo usando o utilitário free:

1
$ free -h

Criando o arquivo de Swap

Agora que conhecemos nosso espaço disponível no disco rígido, podemos criar um arquivo de troca dentro do nosso sistema de arquivos. Vamos criar um arquivo do tamanho da troca que queremos chamar de swapfile em nosso diretório raiz (/).

A melhor maneira de criar um arquivo de troca é com o programa fallocate. Esse comando cria instantaneamente um arquivo de tamanho pré-alocado.

Como o servidor em nosso exemplo tem 512 MB de RAM, criaremos um arquivo de 1 Gigabyte neste guia. Ajuste isso para atender às necessidades do seu próprio servidor:

1
$ sudo fallocate -l 1G /swapfile

Habilitando o arquivo de Swap

Agora que temos um arquivo do tamanho correto disponível, precisamos transformá-lo em espaço de troca.

Primeiro, precisamos bloquear as permissões do arquivo para que apenas os usuários com privilégios de root possam ler o conteúdo. Isso impede que usuários normais consigam acessar o arquivo, o que teria implicações significativas de segurança.

1
$ sudo chmod 600 /swapfile

Depois de marcar o arquivo, podemos ativar o arquivo de troca, permitindo que nosso sistema comece a utilizá-lo:

1
$ sudo swapon /swapfile
Rating:

sistema de comentários por Disqus